Disciplinas Turma 2023/2024
TURMA 2023/2024
SEMINÁRIO DE LEITURA, ESPAÇO E SUJEITO | 30h |
Leitura e sua importância no mundo contemporâneo. Leitura e sociedade. Leitura, Geografia literatura e Ciência da Informação. Preconceitos em leitura. Seminário de Leitura, Espaço e Sujeito. Leitura e espaços geográficos. |
PESQUISA E NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS | 60h |
Conceitos e tipologia de documentos. Normalização: fundamento, conceitos, percurso histórico, padrões e aplicações. Organismos nacionais e internacionais de normalização. A normalização no contexto técnico-científico. Trabalhos acadêmicos: tipos,estruturas, elementos e modos de apresentação. Estudos e aplicações das normas técnicas documentárias. |
LETRAMENTO INFORMACIONAL | 30h |
Informação e aprendizagem. Letramento Informacional: aspectos históricos e conceituais. Letramento Informacional e o empoderamento do/a discente. |
LEITURA: TEORIA E PRÁTICA | 30h |
Leitura e leitores/as: aspectos teóricos e conceituais. Leitura e sociedade: análise e perspectivas. Leitura: mediação e mediadores/as. A leitura na família, na escola, e nas bibliotecas. Programas e políticas de promoção e acesso à leitura. Os diferentes modos, fontes, formatos e suportes de produção da leitura. |
COMPORTAMENTO INFORMACIONAL | 60h |
Abordagens teóricas e práticas de usuários/as da informação. Perspectivas e aplicações metodológicas do comportamento informacional. |
CURRÍCULO E LETRAMENTO INFORMACIONAL | 60h |
Educação, cultura e currículo. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Currículo e cotidiano escolar. Planejamento curricular e biblioteca. Currículo e letramento informacional: perspectivas práticas. |
BUSCA E USO DA INFORMAÇÃO | 60h |
Definição de conceitos e termos de pesquisa. As estratégias de busca. Modelos de busca e recuperação das informações. Fontes de Informação: tipologias e critérios para seleção. |
PRATICAS COLABORATIVAS EM AMBIENTES DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
30h |
A inserção social, política, econômica, cultural e educacional das Tecnologias da |
METODOLOGIA DA PESQUISA ESCOLAR | 30h |
A construção do conhecimento escolar. A ciência e as formas de conhecer o mundo: educação científica. A concepção de pesquisa na escola e o conhecimento escolar. A biblioteca escolar e a metodologia da pesquisa na escola. Estrutura e funcionamento de ensino: etapas de escolarização. Ética e pesquisa escolar. Fontes de informação para pesquisa escolar. |
BUSCA E USO DA INFORMAÇÃO |
30h |
Definição de conceitos e termos de pesquisa. As estratégias de busca. Modelos de |
INTRODUÇÃO À LIBRAS | 60h |
Introdução aos aspectos gramaticais e linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – |
EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA | 30h |
Entender a dinâmica das relações étnico-raciais no Brasil. Promover reflexões vinculadas à abordagem de temas como raça, preconceito, discriminação, racismo, colonialidade do poder e a interseccionalidade. Conhecer a legislação brasileira a respeito da Educação das Relações Étnico-Raciais; e refletir sobre práticas educativas envolvendo a educação antirracista. |
PROGRAMAS DE LETRAMENTO INFORMACIONAL NAS ESCOLAS | 40h |
Programas de letramento informacional: estruturação, desafios na implementação do letramento informacional no espaço escolar. Biblioteca Escolar: aspectos teóricos e conceituais. |
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 60h |
Fundamentos do método científico: Abordagem histórico-conceitual; o processo de produção do conhecimento científico; Desenvolvimento do processo metodológico da pesquisa |
OFICINA DE PESQUISA | 30h |
Problematização, orientações, diretrizes metodológicas realizadas entre futuro orientador e orientando. Direcionamento da pesquisa dentro dos eixos temáticos do curso de especialização. |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |