Disciplinas Turma 3_2025/2026
| SEMINÁRIO DE LEITURA, ESPAÇO E SUJEITO | 30h | Leitura e sua importância no mundo contemporâneo. Leitura e sociedade. Leitura, Geografia literatura e Ciência da Informação. Preconceitos em leitura. Seminário de Leitura, Espaço e Sujeito. Leitura e espaços geográficos. | 
| NORMALIZAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO | 60h | Conceitos e tipologia de documentos. Normalização: fundamento, conceitos, percurso histórico, padrões e aplicações. Organismos de normalização. A normalização no contexto técnico-científico. Documentos científicos: tipos, estruturas, elementos e modos de apresentação. Estudos e aplicações das normas técnicas documentárias. | 
| LEITURA, LETRAMENTO E COMPORTAMENTO INFORMACIONAL | 60h | Práticas de leitura e desenvolvimento social, educacional e cultural em diferentes instâncias formais e informais. Práticas de leitura: múltiplos gêneros e suportes. Contribuição da leitura para a construção do letramento informacional. Comportamento informacional e competências informacionais em diferentes públicos. Interface entre informação e comunicação. | 
| CURRÍCULO E LETRAMENTO INFORMACIONAL | 60h | Educação, cultura e currículo. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Currículo e cotidiano escolar. Planejamento curricular e biblioteca. Currículo e letramento informacional: perspectivas práticas. | 
| BUSCA E USO DA INFORMAÇÃO | 60h | Definição de conceitos e termos de pesquisa. As estratégias de busca. Modelos de busca e recuperação das informações. Fontes de Informação: tipologias e critérios para seleção. | 
| ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EM AMBIENTES INFORMACIONAIS | 30h | A postura ética e política da sociedade em referência às pessoas com deficiência. As especificidades das deficiências e sua relação com as perspectivas atuais e históricas da inclusão social, educacional e cultural. As políticas públicas de inclusão, em consideração à neurodiversidade. Aspectos teóricos e práticos das tecnologias de acesso à informação e qualidade do serviço ao usuário com deficiência. | 
| AMBIENTES COLABORATIVOS DE APRENDIZAGEM | 30h | A inserção social, política, econômica, cultural e educacional das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem. Avanços das TIC e suas implicações na produção e fluxo informacional no contexto dos ambientes colaborativos digitais de aprendizagem. | 
| LETRAMENTO ÉTNICO-RACIAL | 30h | As contribuições das matrizes indígena e africana para formação da cultura brasileira. Letramento étnico-racial no contexto informacional. Respeito a diversidade racial. Legislação brasileira étnico-racial no ambiente informacional. | 
| PROGRAMAS DE LETRAMENTO EM AMBIENTE EDUCACIONAL | 40h | Programas de letramento informacional: estruturação, desafios na implementação do letramento informacional no espaço escolar. Biblioteca Escolar: aspectos teóricos e conceituais. O papel da biblioteca escolar no letramento informacional. | 
| INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E LETRAMENTO INFORMACIONAL | 60h | Fundamentos, conceitos e aplicações da IA no contexto educacional e informacional. Ética e uso responsável das ferramentas de IA. Aplicações e contribuições da IA para o letramento informacional no contexto educacional. | 
| METODOLOGIA DA PESQUISA NOS AMBIENTES EDUCACIONAIS | 30h | A construção do conhecimento no ambiente educacional. A ciência e as formas de conhecer o mundo: educação científica. A concepção de pesquisa e o conhecimento no ambiente educacional. A biblioteca e a metodologia da pesquisa. Estrutura e funcionamento de ensino: etapas de escolarização. Ética e pesquisa. | 
| METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA | 60h | Fundamentos do método científico: Abordagem histórico-conceitual; o processo de produção do conhecimento científico; Desenvolvimento do processo metodológico da pesquisa científica; Elaboração de projeto de pesquisa científica. | 
| OFICINA DE PESQUISA | 10h | Problematização, orientações, diretrizes metodológicas realizadas entre futuro orientador e orientando. Direcionamento da pesquisa dentro dos eixos temáticos do curso de especialização. | 
 
    