Disciplinas Turma 2024/2025

TURMA 2024/2025

SEMINÁRIO DE LEITURA, ESPAÇO E SUJEITO 30h

Leitura e sua importância no mundo contemporâneo. Leitura e sociedade. Leitura, Geografia literatura e Ciência da Informação. Preconceitos em leitura. Seminário de Leitura, Espaço e Sujeito. Leitura e espaços geográficos.

NORMALIZAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO 60h

Conceitos e tipologia de documentos. Normalização: fundamento, conceitos, percurso histórico, padrões e aplicações. Organismos de normalização. A normalização no contexto técnico-científico. Documentos científicos: tipos, estruturas, elementos e modos de apresentação. Estudos e aplicações das normas técnicas documentárias.

LEITURA, LETRAMENTO E COMPORTAMENTO INFORMACIONAL 60h

Práticas de leitura e desenvolvimento social, educacional e cultural em diferentes instâncias formais e informais. Práticas de leitura: múltiplos gêneros e suportes. Contribuição da leitura para a construção do letramento informacional. Comportamento informacional e competências informacionais em diferentes públicos. Interface entre informação e comunicação.

CURRÍCULO E LETRAMENTO INFORMACIONAL 60h

Leitura e leitores/as: aspectos teóricos e conceituais. Leitura e sociedade: análise e perspectivas. Leitura: mediação e mediadores/as. A leitura na família, na escola, e nas bibliotecas. Programas e políticas de promoção e acesso à leitura. Os diferentes modos, fontes, formatos e suportes de produção da leitura.

COMPORTAMENTO INFORMACIONAL 60h

Abordagens teóricas e práticas de usuários/as da informação. Perspectivas e aplicações metodológicas do comportamento informacional.

CURRÍCULO E LETRAMENTO INFORMACIONAL 60h

Educação, cultura e currículo. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Currículo e cotidiano escolar. Planejamento curricular e biblioteca. Currículo e letramento informacional: perspectivas práticas.

BUSCA E USO DA INFORMAÇÃO 60h

Definição de conceitos e termos de pesquisa. As estratégias de busca. Modelos de busca e recuperação das informações. Fontes de Informação: tipologias e critérios para seleção.

ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO EM AMBIENTES INFORMACIONAIS 30h

A postura ética e política da sociedade em referência às pessoas com deficiência. As especificidades das deficiências e sua relação com as perspectivas atuais e históricas da inclusão social, educacional e cultural. As políticas públicas de inclusão, em consideração à neurodiversidade. Aspectos teóricos e práticos das tecnologias de acesso à informação e qualidade do serviço ao usuário com deficiência.

AMBIENTES COLABORATIVOS DE APRENDIZAGEM 30h

A inserção social, política, econômica, cultural e educacional das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem. Avanços das TIC e suas implicações na produção e fluxo informacional no contexto dos ambientes colaborativos digitais de aprendizagem.

LETRAMENTO ÉTNICO-RACIAL

30h

As contribuições das matrizes indígena e africana para formação da cultura brasileira. Letramento étnico-racial no contexto informacional. Respeito a diversidade racial. Legislação brasileira étnico-racial no ambiente informacional.

PROGRAMAS DE LETRAMENTO EM AMBIENTE EDUCACIONAL  40h

Programas de letramento informacional: estruturação, desafios na implementação do letramento informacional no espaço escolar. Biblioteca Escolar: aspectos teóricos e conceituais. O papel da biblioteca escolar no letramento informacional.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E LETRAMENTO INFORMACIONAL 60h

Fundamentos, conceitos e aplicações da IA no contexto educacional e informacional. Ética e uso responsável das ferramentas de IA. Aplicações e contribuições da IA para o letramento informacional no contexto educacional.

METODOLOGIA DA PESQUISA NOS AMBIENTES EDUCACIONAIS 30h

A construção do conhecimento no ambiente educacional. A ciência e as formas de conhecer o mundo: educação científica. A concepção de pesquisa e o conhecimento no ambiente educacional. A biblioteca e a metodologia da pesquisa. Estrutura e funcionamento de ensino: etapas de escolarização. Ética e pesquisa.

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 60h

Fundamentos do método científico: Abordagem histórico-conceitual; o processo de produção do conhecimento científico; Desenvolvimento do processo metodológico da pesquisa científica; Elaboração de projeto de pesquisa científica.

OFICINA DE PESQUISA 10h

Problematização, orientações, diretrizes metodológicas realizadas entre futuro orientador e orientando. Direcionamento da pesquisa dentro dos eixos temáticos do curso de especialização.

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO