Capa

Retratos da Leitura no Brasil 6

 A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro a partir de 2007, é a única pesquisa em âmbito nacional que tem por objetivo avaliar o comportamento leitor do brasileiro. Seus resultados são amplamente divulgados, tornando-a referência quando se trata de índices e hábitos de leitura dos brasileiros, além de subsidiar importantes estudos acadêmicos e outras pesquisas nas áreas de educação, leitura, livro, artigos e textos sobre o assunto.

A partir desse amplo diagnóstico, tem como principal objetivo promover reflexões, estudos e decisões em torno de possíveis novas intervenções – do governo e da sociedade civil –, orientando políticas públicas e ações para melhorar a qualidade e os atuais indicadores de acesso ao livro e de leitura dos brasileiros.

Com a realização periódica da pesquisa a cada quatro anos, adotando metodologia do Cerlalc para possibilitar a comparação com pesquisas de outros países ibero-americanos, o IPL confirma o compromisso de promover estudos sobre o comportamento leitor do brasileiro e de construir séries históricas com os seus indicadores.

 

Objetivos da pesquisa

Conhecer o perfil do leitor e do não leitor brasileiro, identificando seu comportamento leitor quanto a intensidade, forma, limitações, motivação, representações e condições de leitura e de acesso ao livro – impresso e digital.

Histórico

A Retratos da Leitura teve sua primeira edição em 2001, promovida pela CBL e Snel, com apoio da Bracelpa, com outra metodologia e composição da amostra.

A partir de 2007, já na segunda edição, passou a ser realizada pelo IPL, adotando metodologia de padrão internacional (Cerlalc/Unesco) para possibilitar a comparação com os resultados de outros países ibero-americanos que usam o mesmo padrão internacional. Ampliou significativamente as questões para conhecer o perfil leitor e os hábitos de leitura também de crianças (com cinco anos ou mais) e jovens estudantes da Educação Básica. Essa informação é fundamental para se avaliar os resultados de políticas públicas, investimentos e programas voltados à formação leitora e ao acesso ao livro.

Tem buscado, a cada edição, aperfeiçoar, ampliar e atualizar o escopo desse estudo para conhecer novas tendências e leituras em diferentes suportes, considerando: leitura digital, leitura de literatura, consumo de livros e o uso de bibliotecas pelos brasileiros.

Quer saber mais sobre a História, os métodos de pesquisa utilizados, acesse o link abaixo do Instituto Pró-Livro.

Abaixo deixamos o link de acesso ao livro digital da 6ª edição do Retratos da Leitura no Brasil. 

Boa Leitura!!

Livro digital Retratos da Leitura no Brasil 6

FonteInstituto Pró-Livro