Disciplinas
Seminário de Leitura, Espaço e Sujeito | 30h |
Leitura e sua importância no mundo contemporâneo. Leitura e sociedade. Leitura, Geografia literatura e Ciência da Informação. Preconceitos em leitura. Seminário de Leitura, Espaço e Sujeito. Leitura e espaços geográficos. |
Pesquisa e normalização de trabalhos acadêmicos | 60h |
Conceitos e tipologia de documentos. Normalização: fundamento, conceitos, percurso histórico, padrões e aplicações. Organismos nacionais e internacionais de normalização. A normalização no contexto técnico-científico. Trabalhos acadêmicos: tipos, estruturas, elementos e modos de apresentação. Estudos e aplicações das normas técnicas documentárias. |
Letramento Informacional | 30h |
Informação e aprendizagem. Letramento Informacional: aspectos históricos e conceituais. Letramento Informacional e o empoderamento do/a discente. |
Leitura: teoria e prática | 30h |
Leitura e leitores/as: aspectos teóricos e conceituais. Leitura e sociedade: análise e perspectivas. Leitura: mediaç ão e mediadores/as. A leitura na família, na escola, e nas bibliotecas. Programas e políticas de promoção e acesso à leitura. Os diferentes modos, fontes, formatos e suportes de produção da leitura. |
Comportamento informacional | 60h |
Abordagens teóricas e práticas de usuários/as da informação. Perspectivas e aplicações metodológicas do comportamento informacional. |
Currículo e Letramento informacional | 60h |
Educação, cultura e currículo. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Currículo e cotidiano escolar. Planejamento curricular e biblioteca. Currículo e letramento informacional: perspectivas práticas. |
Ambientes colaborativos de aprendizagem |
30h |
A inserção social, política, econômica, cultural e educacional das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem. Avanços das TIC e suas implicações na produção e fluxo informacional no contexto dos ambientes colaborativos digitais de aprendizagem. |
Metodologia da Pesquisa Escolar | 30h |
A construção do conhecimento escolar. A ciência e as formas de conhecer o mundo: educação científica. A concepção de pesquisa na escola e o conhecimento escolar. A biblioteca escolar e a metodologia da pesquisa na escola. Estrutura e funcionamento de ensino: etapas de escolarização. Ética e pesquisa escolar. Fontes de informação para pesquisa escolar. |
Busca e uso da informação | 30h |
Definição de conceitos e termos de pesquisa. As estratégias de busca. Modelos de busca e recuperação das informações. Fontes de Informação: tipologias e critérios para seleção. |
Introdução à Libras | 30h |
Introdução aos aspectos gramaticais e linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Legislação, cultura, história e identidade surda. Vocabulário básico em Libras e práticas de compreensão, produção e noções de variação linguística. |
Educação antirracista | 30h |
Entender a dinâmica das relações étnico-raciais no Brasil. Promover reflexões vinculadas à abordagem de temas como raça, preconceito, discriminação, racismo, colonialidade do poder e a interseccionalidade. Conhecer a legislação brasileira a respeito da Educação das Relações Étnico-Raciais; e refletir sobre práticas educativas envolvendo a educação antirracista. |
Programas de letramento informacional nas escolas | 40h |
Programas de letramento informacional: estruturação, desafios na implementação do letramento informacional no espaço escolar. Biblioteca Escolar: aspectos teóricos e conceituais. O papel da biblioteca escolar no letramento informacional. |
Metodologia da Pesquisa Científica | 60h |
Fundamentos do método científico: Abordagem históricoconceitual; o processo de produção do conhecimento científico; Desenvolvimento do processo metodológico da pesquisa científica; Elaboração de projeto de pesquisa científica. |
Oficina de pesquisa | 30h |
Problematização, orientações, diretrizes metodológicas realizadas entre futuro orientador e orientando. Direcionamento da pesquisa dentro dos eixos temáticos do curso de especiali zação. |
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |