Disciplinas
EIXO 01 | Sociedade da Informação | 10h |
Denominações e características da sociedade contemporânea. O papel da informação no desenvolvimento humano. Educação para a informação. |
Comportamento Informacional | 20h |
Abordagens teóricas do comportamento informacional. Abordagens metodológicas do comportamento informacional. Competência Informacional: Abordagem histórico-conceitual. Modelos Teóricos de Competência Informacional. |
|
Letramento Informacional | 30h |
Informação e aprendizagem. Leitura e Letramento informacional. Letramento Informacional: aspectos históricos e conceituais. Letramento Informacional e o empoderamento do discente. |
|
Comunicação científica | 20h |
O Ciclo documental. A Comunicação científica. Canais de omunicação científica. Comunicação escrita. A Comunicação oral. Barreiras no acesso a informação. |
|
EIXO 02 | Teoria sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem | 30h |
Concepções teóricas de aquisição e desenvolvimento da linguagem. Linguagem, língua e discurso. Letramento. Gêneros discursivos. Práticas linguístico-discursivas. |
Pensamento reflexivo e produção do conhecimento | 30h |
Pensamento reflexivo e a produção do conhecimento . Pesquisa escolar orientada e o pensamento reflexivo. Perspectivas práticas. |
|
EIXO 03 |
Programas de letramento informacional na escola |
30h |
Programas de letramento informacional: estruturação, desafios na implementação do letramento informacional no espaço escolar. O papel da biblioteca escolar no letramento informacional. Práticas promotoras de leitura em diferentes instância. |
Currículo | 30h |
Educação, cultura e currículo. Currículo e cotidiano escolar. A construção do currículo na interface com os projetos de trabalho na escola. |
|
EIXO 04 | Ética da informação | 30h |
Informação pública versus privada. Acesso livre à informação versus acesso pago. Censura e Liberdade de expressão. Direitos autorais. O plágio no ambiente acadêmico escolar. |
EIXO 05 | Busca pela informação | 30h |
Compreensão do problema de pesquisa. Definição de conceitos e termos de pesquisa. As estratégias de busca. Modelos de busca e recuperação das informações. Fontes de Informação: tipologias e critérios para seleção. |
Organização da informação | 20h |
Leitura Técnica (seleção de idéias principais). Organização resumo, fichamento, anotação de conteúdo, estrutura e arquivamento de documentos utilizados. |
|
Normalização do trabalho acadêmico | 30h |
Tipologias e estrutura trabalhos acadêmicos e científicos. Citação e referência segundo a ABNT. |
|
Ambientes colaborativos na construção do conhecimento | 30h |
Analise do fenômeno das redes sociais. Ambientes colaborativos (You Tube, Wikipedia, blogs), redes sociais (Facebook, Orkut, Linkedin) podem ser usados como canais de comunicação e compartilhamento do conhecimento. |
|
EIXO 06 | Metodologia de pesquisa | 30h | A produção do conhecimento nas ciências sociais aplicadas. Projeto de pesquisa e projeto de intervenção: distinções. Métodos quantitativos e qualitativos. |
Oficina de pesquisa | 30h |
Estrutura de projetos de intervenção e de pesquisa. Problematização, orientações, diretrizes metodológicas formatação do trabalho segundo a ABNT. |
|
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO |
PLANOS DE ENSINO
EIXO 01
Competência e Comportamento Informacional
EIXO 02
Teoria da aquisição da linguagem
Pensamento reflexivo e produção do conhecimento
EIXO 03
Programas de letramento informacional na escola
EIXO 04
Ética na informação